A fim de dar cumprimento ao Decreto-Lei nº 299/2007 de 22 de Agosto, e depois de recolher o parecer favorável, da Assembleia de Escola, foi proposto para patrono desta escola o nome do comandante aviador Brito Paes.

 

 


 

António Jacinto de Silva Brito Paes nasceu em 15 de Junho de 1884, na freguesia de Colos, concelho de Odemira.

Brito Paes seguiu o percurso militar, serviu em Moçambique e em França onde desempenhou um papel notável no comando de tropas. Em 1917, tirou o brevet de piloto na Escola de Aviação Militar de Avord, França. Foi comandante do Grupo de Esquadrilhas de Aviação República e do Grupo Independente de Aviação e Bombardeamento.

        Em 1923, Brito Paes, foi nomeado primeiro comandante do Grupo de Esquadrilhas de Aviação “República” e mais tarde foi louvado pela maneira dedicada e pelo interesse excepcional, zelo, inteligência, qualidade de comando que possuía e que deu provas como comandante do referido Grupo.

        Em 1924, conjuntamente com Sarmento Beires e tendo como mecânico Manuel Gouveia, efectuou, a bordo de um “Breguet” do tempo da guerra a quem deram o nome de “Pátria”, a travessia aérea Milfontes-Macau, viagem esta que deixou orgulhosa, não só a população de Colos, como também de todo o país.

       Brito Paes faleceu no dia 22 de Fevereiro de 1934. Os seus restos mortais encontram-se no cemitério de Colos, em jazigo.

       Brito Paes era detentor de inúmeras condecorações: Comendador da Ordem Militar da Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito; Cavaleiro da Legião de Honra ( França); Comendador da Ordem Militar de Cristo; Medalha Comemorativa da Companhia do Sul de Angola; Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito, Medalha de Prata da Classe de Bens Serviços; Cruz de Guerra; Medalha comemorativa da Companhia de França; Medalha Comemorativa da Vitória; Medalha de Prata da Classe de Comportamento exemplar; Comendador da Ordem Militar de Avis.

     Pelo exposto, consideramos que Brito Paes cumpre na íntegra o disposto no Decreto-Lei nº 299/2007 de 22 de Agosto, artigo 2º, ponto 2.

       Proposta de denominação: Escola Básica Aviador Brito Pais, Colos, Odemira.